Investigando sobre gestão de programa descobri uma metodologia ágil para construir um plano de projeto. É o project model canvas, um modelo inspirado no famoso business model canvas! Ele usa uma folha de papel A1 e um bloco de post-its para mapear em até uma hora os principais componentes de um novo entregável.
A origem da metodologia Project Model Canvas
Desenvolvida por José Finocchio, a metodologia reúne fundamentos das principais referências de gestão de projetos (tradicionais e ágeis) para apoiar a construção do plano de projeto de maneira visual (design thinking) e colaborativa. Com este objetivo, usa alguns princípios da neurociência:
- Simplicar: nosso cerébro não é multi
- Agrupar: permitir uma visão geral
- Engajar: estimular a colaboração para acelerar o entendimento e comprometimento
As fases
- Conceber: fluxo de 13 blocos para definir projeto
- Integrar: blocos são agrupados para fazer amarrações necessárias
- Resolver: ações de balanceamento do projeto são encomendadas para equipe, clientes e patrocinadores
- Compartilhar: comunicar a informação do projeto (em grupos). O modelo de sucesso daquele tipo de projeto é compartilhado para ser evoluído pelos demais membros da organização.
Como preencher o Project Model Canvas
Etapa 01 – Preencher os 13 blocos com o apoio do patrocinador (cliente) e do time técnico
Os blocos
- Justificativa: os problemas que justificam o surgimento do projeto como solução
- Objetivo Smart: objetivo mensurável e específico
- Benefícios: olhando para o futuro, quais são as vantagens que este projeto entregará
- Produto: a solução desejada
- Requisitos: características, segundo o cliente, fundamentais para o produto final
- Stakeholders: partes interessadas que se relacionam com a equipe
- Equipe: time técnico responsável pelos entregáveis
- Restrições: obstáculos ou empecilhos que estão envolvidos no projeto
- Premissas: marcos previstos para o desenvolvimento do projeto (considerando que tal fato aconteça até..)
- Grupo de entregas: grandes blocos relacionados ao produto
- Riscos: o que pode acontecer para atrapalhar o projeto
- Linha do tempo: distribuição dos grupos de entrega ao longo dos meses
- Custos: investimento necessário para entregar o projeto
Objetivos SMART:
Específico: o objetivo é detalhado e fácil de entender
Mensurável: ao ser quantificável é possível medir progresso.
Alcançável: o objetivo é realista e possível de alcançar com os recursos disponíveis
Relevante: o objetivo é importante e está alinhado com a missão.
Horizonte temporal: o objetivo tem um prazo definido para ser alcançado
Etapa 02 – Integrar: blocos são agrupados para fazer amarrações necessárias
Depois de preencher os blocos, observe as combinações abaixo para verificar se os elementos estão relacionados e bem descritos:
- Integração 01 – Justificativa, Objetivo Smart, Benefícios
- Integração 02 – Produto e requisitos
- Integração 03 – Stakeholders e equipe
- Integração 04 – Restrições, premissas e grupos de entregas
- Integração 05 – Riscos, linha do tempo e custos
Etapa 03 – Resolver
Ao passar pela etapa 02 em até 1 hora, o time irá encontrar algumas dúvidas (os nós) que precisam de maior discussão. É a hora de se reunir com o cliente ou com o time técnico para completar o plano.
Etapa 4 – Compartilhar
Hora de informar os envolvidos sobre o projeto, observando o que os blocos de integração (etapa 02) revelaram:
- Integração 01 – Por que: qual o propósito do projeto. Qual a razão dele existir
- Integração 02 – O que: o que o projeto entrega como solução. O que irá caracterizar se ele tem qualidade.
- Integração 03 – Quem: quem faz parte do projeto. Como determino a organização participante.
- Integração 04 – Como: qual o trabalho a ser feito. Entendendo aqui o grupo do escopo.
- Integração 05 – Quando e quanto: determinando a programação e o custo, de acordo com os desafios a superar