Embora o uso de equipamentos de tecnologia da informação seja cada vez mais comum no mundo dos negócios, segundo uma pesquisa do Sebrae, feita com seis mil empresários nas cinco regiões do País no ano passado, cerca de 24% ainda não utilizam computadores na empresa. Os dados revelaram ainda que 36% não utilizam nem telefone celular com internet e 88% não possuem tablet em suas empresas. Já em relação ao uso do telefone celular, sem internet , apenas 3% dos empresários disseram que não usam o aparelho nos negócios. A pesquisa foi direcionada a Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).
A pesquisa também revelou o grau de importância do uso da tecnologia nas empresas e para 13% dos entrevistados o uso do computador não é tão importante. E para 3% não tem nenhuma importância para os negócios. Outro aspecto apontado pelo estudo revela a relação entre a idade dos empresários e a pouca importância para o uso dos computadores nas empresas. Do total de entrevistados, as pessoas entre 55 a 65 anos são as que menos acreditam na importância do equipamento nas empresas.
Como não usam o computador e nem internet pelo telefone celular, três em cada cinco empresários declararam não possuir perfil em redes sociais, página ou site. E em relação a alguns serviços disponíveis na internet como correio eletrônico, pesquisas, serviços bancários, compras e divulgação, entre outros, 10% dos empresários entrevistados disseram que não fazem uso de e-mail na empresa. Outros 14% disseram que não fazem pesquisas na internet em função do negócio. Cerca de 20% não utiliza serviços bancários para a empresa pela internet. E 21% afirmam que não fazem compras para a empresa pela internet e 25% não usa o rede mundial de computadores para divulgar o negócio.
Ferramenta importante
Para o analista de negócios do Escritório Regional do Sebrae em Sorocaba, Eduardo Tadeu Mantovani, é importante que o empresário tenha pelo menos um computador na empresa, e se possível com acesso à internet, porque os clientes estão cada vez mais conectados. “Além disso, o computador é uma ferramenta complementar ao negócio e bastante útil para a gestão da empresa. Outro fator importante dos recursos de informática é que com o uso de planilhas simples o empreendedor passa a conhecer melhor o negócio por meio da análise das informações sobre vendas, compras, lucro, preços, estoque, clientes, entre outros aspectos”, afirma o analista.
Segundo Mantovani, com cerca de R$ 1 mil o comerciante pode adquirir uma boa máquina e no Sebrae há planilhas prontas para a gestão do negócio. “Basta o empresário agendar um horário no Sebrae e ele terá à disposição várias ferramentas que vão ajudá-lo a gerir melhor o negócio com o uso da informática”, afirma.
Link Original: http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/689025/pequenas-empresas-ainda-nao-utilizam-computadores