Quando você pensa em gerentes de projeto, quais habilidades vêm à mente?
Muitas pessoas podem ficar tentadas a listar atributos como boas habilidades de organização, gerenciamento de tempo ou uma série de habilidades técnicas de gerenciamento de projetos, mas esses são os atributos que os empregadores procurarão em um futuro próximo? Nem todos os gerentes de projeto são criados igualmente e nem todas as habilidades de gerenciamento de projetos serão avaliadas da mesma maneira.
Até 2020, estima-se que haverá 700 mil empregos de gerenciamento de projetos nos Estados Unidos, de acordo com um relatório do Talent Gap do Project Management Institute (PMI). Esses empregos serão principalmente dentro das indústrias de serviços públicos, construção, serviços de informação, petróleo e gás, finanças e seguros, fabricação e serviços empresariais.
Como gerente de projeto (PM), você tem o que os empregadores estão procurando?
Um PMI e um grupo de estudos do Grupo Econômico Anderson sobre o “Projeto de Projetos de Alto Desempenho” mostram nos últimos poucos anos que 83% dos empregadores tiveram pequenas dificuldades para encontrar gerentes de projeto qualificados que levaram a:
- – Um declínio na qualidade (31 por cento)
- – Uma incapacidade de inovar efetivamente (29 por cento)
- – O cancelamento ou atraso de iniciativas estratégicas (27 por cento)
Então, quais habilidades os empregadores valorizarão na próxima geração de gerentes de projeto?
1. Competências técnicas de gerenciamento de projetosEntre as três principais habilidades desejadas, as taxas de conhecimento técnico como um componente-chave que os empregadores exigem é difícil de encontrar. Como essas habilidades técnicas são principalmente baseadas em processos, elas são mais fáceis de ensinar do que outros atributos que alguns gerentes de projeto possuem.
2. Capacidades de liderançaEmbora as habilidades técnicas sejam essenciais e, sem elas, seja difícil gerenciar projetos de forma eficiente, existem habilidades soft, como as de liderança que estarão no topo da lista de desejo dos empregadores. Na verdade, de acordo com o PMI, 66 por cento das organizações classificam as habilidades de liderança como a característica mais valiosa de um PM bem sucedido. O que dificulta a busca é o fato de que nem todos os gerentes de projetos são fortes nessa área.
3. Estratégia de gestão estratégica e empresarialSe você tem habilidades excepcionais de liderança e uma compreensão sólida de como o gerenciamento de projetos pode permitir a estratégia de negócios, você pode estar entre uma pequena porcentagem de gerentes de projeto que muitos empregadores já procuram. Os empregadores classificam isso como uma das três principais “habilidades de PM da próxima geração”.
4. Gestão de mudanças e experiência em desenvolvimento organizacionalA mudança é uma constante nos negócios e, certamente, no gerenciamento de projetos. Quando perguntado o que seus clientes estão procurando em um gerente de projeto, Tony Kirschner , o representante da Davies Park Executive Search ofereceu esse conselho: ” Recentemente , meus clientes têm procurado incorporar os tipos de habilidades mais flexíveis, de gerenciamento de mudanças e de desenvolvimento de organização (OD). Na função de gerenciamento de projetos. Eles estão pedindo PMs que fazem mais do que apenas ‘assinalar as caixas’ e podem fornecer uma abordagem mais integrada para gerenciamento de grandes projetos e as mudanças organizacionais associadas a eles “.
5. Habilidades de comunicação de alto nívelPara garantir projetos bem-sucedidos, é importante que os gerentes de projetos pratiquem e incentivem linhas claras de comunicação contínua e transparente com as principais partes interessadas, em vários níveis, nos grupos impactados. Potencialmente, isso cria um ambiente de confiança e inclusão, que abre o caminho para resultados de projetos bem-sucedidos. Sem habilidades efetivas de comunicação escrita e verbal, faltará aos gerentes de projetos um componente crítico que pode facilmente descarrilar um projeto, arriscando o buy-in dos membros da equipe e das partes interessadas.
6. Capacitação em construção de equipes e capacidade de resolução de conflitosA capacidade de um gerente de projeto para construir uma equipe coesa focada nos objetivos do projeto é uma habilidade vital. E ela nem sempre é uma tarefa fácil. Além disso, não raro as equipes se tornam conflitantes, resultando em um projeto comprometido. Isso requer um líder orientado para as pessoas que tenha habilidades de resolução de conflitos, foco e paciência para re-direcionar os membros de volta para o alto rendimento.
7. Qualidades adaptáveisQuem já gerenciou um projeto sabe que sempre há problemas que causam estresse, ambiguidade e conflito. Os empregadores querem gerentes de projetos que podem confiar em quem pode facilmente se adaptar às mudanças e reajam bem diante da incerteza e da crise. Essas características são particularmente valiosas em momentos em que há necessidade de manter a calma dos outros porque a maioria das pessoas vai lutar quando a incerteza ou a crise estiverem instauradas.
8. Habilidades de facilitaçãoCriar um ambiente onde as equipes de projeto e as partes interessadas possam colaborar efetivamente nem sempre livra as equipes do estresse. Encontrar um gerente de projetos com habilidades de facilitação sólidas pode ser um desafio. Os empregadores querem saber que contrataram um facilitador que pode se concentrar nos resultados do projeto e não ser escravizado por políticas, agendas conflitantes e problemas paralelos que surgem durante as sessões da equipe. Ter um ótimo facilitador pode fazer a diferença entre ficar dentro do escopo do projeto ou perder completamente os marcos e os prazos.
A execução eficaz de projetos tornou-se mais complicada, e isso só continuará no futuro. Portanto, faz sentido que os gerentes de projetos que possuam essas habilidades, em combinação com o treinamento e a experiência, se tornarão altamente procurados.
Autor: Moira Alexander, da CIO.com