Conheça a metodologia de Conrado Adolpho, especialista brasileiro na criação de estratégias de divulgação na web
O brasileiro já passa mais tempo na internet do que vendo televisão. São, em média, 4 horas e 59 minutos conectados à internet contra 4 horas e 31 minutos assistindo à TV. Os dados são da Pesquisa Brasileira de Mídia, estudo realizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Com uma informação dessas em mãos, fica claro que os empreendedores devem marcar presença na internet para vender mais. No entanto, nem todos sabem como vender seus produtos e estabelecer um relacionamento com seu público-alvo.
Uma das metodologias de marketing digital mais conhecidas do Brasil são os 8Ps. Criados pelo especialista em marketing Conrado Adolpho, os itens ensinam a coletar dados, planejar uma estratégia de divulgação e tornar a empresa relevante na internet.
Em entrevista à Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Adolpho detalhou cada um dos 8Ps. Confira:
1. Pesquisa
De acordo com Adolpho, ouvir seu público-alvo é essencial. O processo de criação de um produto e serviço e suas estratégias de marketing serão muito mais efetivas se o empreendedor souber as preferências de seus clientes em potencial.
Pesquisar, de acordo com o especialista em marketing, não custa nenhuma fortuna. “Essa iniciativa pode ser simples, barata e eficaz. Converse com clientes em potencial. Vá para a rua e faça perguntas. Envie-email. As pessoas são uma fonte gigantesca de informação”, afirma.
2. Planejamento
Agora é a hora de analisar todos os dados da pesquisa e traçar um caminho para a sua estratégia de marketing. “As pessoas vão te mostrar dúvidas e motivos que fariam com que elas não comprassem seu produto e falarão dos problemas que desejam que alguma empresa resolva.”
Segundo Adolpho, as campanhas mais eficazes não mostram produtos, mas soluções. “Pense, por exemplo, em uma escola de inglês. Na pesquisa, os clientes poderão falar sobre suas metas em um curso. Eles podem querer ver um filme sem legendas ou falar com um estrangeiro por uma hora sem dificuldades. Vender soluções como essas é um caminho mais eficaz do que simplesmente falar que seu curso é melhor”, afirma Adolpho.
3. Produção
Este “p” diz respeito à escolha ou criação das plataformas que hospedarão a campanha. Será necessário criar um site? Haverá presença nas redes sociais? Quais os formatos dos anúncios? Tudo isso deve ser levado em conta pelo empreendedor.
4. Publicação
Em “publicação”, Adolpho defende que o site da empresa e todas as campanhas devem ser feitas com o objetivo de aparecer no topo dos resultados do Google.
Um dos caminhos para conseguir esse objetivo é formatar seu site e seus conteúdos de acordo com as diretrizes de Search Engine Optimization (SEO). Este termo em inglês define o conjunto de estratégias que fazem com que um determinado link esteja bem posicionado.
São várias as técnicas de SEO existentes. Usar subtítulos, negritos e links internos nos textos, bem como nomear suas fotos com títulos relacionados ao seu conteúdo – em vez de escrever qualquer coisa no nome do arquivo – são dicas básicas de otimização. Há também empresas especializadas em SEO que auxiliam neste processo.
5. Promoção
Segundo Adolpho, as campanhas de marketing devem ser úteis para o público-alvo e não simplesmente mostrar um determinado produto ou serviço.
A criação de conteúdo, seja ele de texto, foto, áudio ou vídeo, é a melhor forma de oferecer uma informação útil aos consumidores.
Por isso, produza materiais relacionados ao ramo de atuação da sua empresa. “Uma loja de vinhos pode ensinar como harmonizar a bebida com diferentes alimentos, por exemplo. Dessa forma, a empresa vai ajudar seu público-alvo, que se lembrará da marca quando quiser comprar uma garrafa”, diz Adolpho. A produção de conteúdo inspiracional também chama muito a atenção das pessoas.
6. Propagação
Depois de caprichar no SEO e produzir conteúdo interessante, o empreendedor deve trabalhar para que seu conteúdo seja compartilhado e impacte mais gente.
Vale lembrar que, se os clientes gostarem do que viram, eles compartilharão seu conteúdo. “Um boca a boca surgirá organicamente. O empreendedor não precisa fazer nada”, afirma.
No entanto, o empreendedor pode agir para potencializar essa propagação. É possível pagar para impulsionar posts no Facebook, por exemplo. Além disso, o empreendedor pode trabalhar para “provocar” seus seguidores nas mídias. “Junto com os posts, vale a pena fazer perguntas às pessoas. Quando você pede a opinião de alguém, por exemplo, é muito mais provável que ela curta, comente e compartilhe seu conteúdo”, diz Adolpho.
7. Personalização
É importante ter uma linguagem, estratégias de marketing e produtos feitos especialmente para determinados grupos de clientes. “Se você receber o contato de clientes mais jovens, tente falar na linguagem deles. Crie campanhas diferenciadas de acordo com idade e preferências. E não descarte criar novos produtos que satisfaçam a demanda de uma parte de sua base”, afirma o especialista em marketing.
8. Precisão
O último item dessa lista diz respeito à mensuração de seus resultados, com base em todas as suas frentes de atuação. “Veja os posts que mais fizeram sucesso e tente criar conteúdos similares. Veja que investimentos tiveram custo-benefício baixo e se esqueça deles. Veja o que deixou seus clientes insatisfeitos. Sem métricas, a empresa não vai para frente”, diz Adolpho.
Segundo ele, uma análise aprofundada dos resultados é algo semelhante ao primeiro “p”, de “pesquisa”. “E com as informações obtidas, você aprimora o planejamento, a produção de conteúdo e talvez o processo de criação de novos produtos. É um círculo virtuoso.”
Por Adriano Lira